Dicas Soin

Dicas Soin

Seus produtos de limpeza armazenados de forma correta

Seus produtos de limpeza armazenados de forma correta

Os produtos de limpeza são essenciais para a organização e higiene da casa, porém eles necessitam de cuidado e atenção tanto para utilizá-los quanto para armazená-los.

Sempre leia os rótulos dos produtos e preserve-os, afinal eles trazem as informações necessárias sobre cuidados especiais, formas de guardá-los e como agir em caso de emergência. Se possível, faça um arquivo com telefones para urgências toxicológicas, caso haja algum acidente.

Para o armazenamento de seus produtos de limpeza, o ideal é ter um armário (de preferência, com chave). No caso de objetos e ferramentas de limpeza – como as vassouras, espanador, pás e escovas – utilize um suporte preso à parede ou ao próprio armário, deixando-os pendurados. Desta forma, crianças e animais têm menos acesso.

No armário, separe os produtos por setor: limpeza de cozinha, de chão, de roupa, etc. Isso facilita não apenas na hora do uso, mas também para verificar o que está em falta na hora de fazer a compra do mês.

No entanto, não faça grandes estoques e preste muita atenção à temperatura ambiente: certifique-se de que não há umidade, que pode deteriorar embalagem, nem calor, já que alguns produtos são inflamáveis.

Uma observação importante: para evitar reações químicas inesperadas, não misture os produtos num mesmo recipiente, mesmo que eles tenham a mesma função. Lembre-se de que podem ser de fabricantes diferentes e a mistura pode prejudicar seu desempenho e até a embalagem.

Por falar em embalagem, não reaproveite as garrafas, potes, ou caixas dos produtos de limpeza, pois suas substâncias químicas permanecem no material mesmo depois de lavá-los. Verifique no rótulo a melhor forma de eliminar a embalagem e procure não jogar no lixo comum para evitar contaminação.

E nunca é demais recomendar: produtos de limpeza possuem componentes químicos, portanto sempre mantenha seu depósito fora do alcance de crianças.

 



Dicas de organização pessoal?

Blog Ana Afonso