Dicas Soin

Dicas Soin

Organize as tarefas da faxina e mantenha a casa sempre limpa

Organize as tarefas da faxina e mantenha a casa sempre limpa

Deixar a casa limpinha exige um trabalho duro e muito planejamento. Sim, planejamento: é preciso elaborar um roteiro, organizando quais são as tarefas diárias, o que é prioridade e quais produtos de limpeza serão utilizados.

Por exemplo: você pode separar os trabalhos em períodos de seis em seis meses, mensais, quinzenais, semanais, três vezes por semana e diário.

Lavar cortinas e tapetes é uma tarefa que pode ser feita no mínimo a cada seis meses, assim como a troca do refil do filtro de água, a verificação do estado do rejunte da cozinha e dos banheiros, e a limpeza dos ralos, sifões e da caixa d’água.

Entre os trabalhos mensais, estão a faxina interna dos armários e da dispensa, a limpeza da máquina de lavar e das paredes pintadas, e o ato de virar o colchão. Já a lavagem dos azulejos da lavanderia, da cozinha, da copa e dos banheiros podem ser feitos quinzenalmente.

Escolha três dias da semana para lavar e passar as roupas e regar as plantas (por exemplo, às segundas, quartas e sextas).

Durante a semana, escolha um dia para realizar tarefas de manutenção da casa, como a limpeza pesada da cozinha (forno, fogão, micro-ondas e geladeira) e do banheiro. Utilize produtos como Limpa Vidros Zap Clean, da Soin, para higienizar vidros, além dos eletrodomésticos. Lave as lixeiras, limpe os carpetes, tapetes e estofados e troque as roupas de cama, mesa e banho também uma vez por semana.

Diariamente, realize a limpeza leve dos banheiros e da cozinha, passe um pano úmido (ou aspirador de pó) pela casa, tire o lixo e lave a lixeira. A louça deve ser lavada imediatamente após as refeições para evitar acúmulo de resíduos que atraem insetos e mau cheiro. E não se esqueça de limpar os potes de comida e água dos animais domésticos.

Na hora da faxina

Primeiro: separe suas músicas preferidas ou sintonize numa estação de rádio que você goste. A limpeza doméstica com uma trilha sonora legal vai dar um ânimo a mais e você nem verá o tempo passar.

Junte os produtos que serão utilizados num único cesto – entre eles, o Limpeza Pesada e o Multiuso Zap Clean –, para que você tenha tudo ao alcance das mãos e não precise ficar caminhando para lá e para cá.

Se sua casa tem dois andares, comece a limpeza de cima para baixo. Além disso, a direção correta da faxina é do fundo em direção à saída da casa, limpando cômodo por cômodo – desta forma, a limpeza fica organizada e a casa não fica bagunçada.

Utilize panos diferentes para limpar o banheiro e a cozinha e evite lavar roupas na sexta feira, pois o varal ficará carregado e você poderá receber visitas.

Com um planejamento, dá para realizar todas as tarefas e ainda sobra tempo livre para cuidar de si mesma. Vale lembrar que a casa é de uso de todos, portanto não há mal nenhum em pedir ajuda aos integrantes da família.



Dicas de organização pessoal?

Blog Ana Afonso