Dicas Soin

Dicas Soin

O que é rinite alérgica e como prevenir

O que é rinite alérgica e como prevenir

Rinite é um termo médico que descreve a irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal. É uma doença que pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais freqüência em decorrência de alergia, ou por reações a fungos, mofo, bolor, ao pó, fumaça e outros agentes ambientais. A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, gerado pelo acúmulo da histamina, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da rinite.

Tipos de Rinite

A rinite pode ser não-alérgica ou alérgica. A não-alérgica é geralmente causada por inflamação que não decorre de alergia ou por problemas na própria anatomia das vias nasais. Já a rinite alérgica, que é a forma mais comum de rinite, é causada geralmente por alergenos presentes no ar, como o pólen, ácaro e a própria descamação da pele de animais, mas também pode ser provocada devido a reação alérgica à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios.

Como prevenir?

A melhor maneira de tratar todas as rinites é a prevenção, especialmente a rinite alérgica, com medidas para diminuir a presença de agentes alergenos e irritantes no nariz e em sua casa. É preciso evitar sempre as substâncias que desencadeiam a crise de rinite, como os poluentes e as substâncias químicas.

Você precisa saber que o papel mais importante no tratamento da rinite é o seu e que, às vezes, pequenas medidas trazem grandes resultados.

  • Evite a poeira doméstica e os ácaros;
  • Evite agentes e substâncias irritantes.

Para evitar a poeira e bolor:

  • Retire tudo o que pode juntar poeira em sua casa;
  • Tapetes, carpetes, cortinas grossas são locais de alojamento de ácaros e poeira;
  • Os pisos lisos são muito mais fáceis de limpar e não abrigam ácaros;
  • Tapetes finos e pequenos, que podem ser lavados, são mais práticos e menos prejudiciais;
  • Cortinas leves, que podem ser lavadas são as ideais;
  • Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e o chão, se possível, diariamente;
  • Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que os raios solares entrem o maior tempo possível.

Utilize produtos antimofo nos locais fechados propícios à formação de mofo e bolor (Conheça nossos produtos Evita Mofo Secar e Secar Premium)



Dicas de organização pessoal?

Blog Ana Afonso