Dicas Soin

Dicas Soin

Limpando os pisos

Limpando os pisos

Nem todo piso é igual, logo a limpeza deve ser feita com cuidado. Conheça alguns detalhes que podem ajudar na eficiência e no brilho.

Dica de limpeza para piso de concreto

Começando por um dos mais difíceis tipos de piso para a limpeza: o chão da garagem. Geralmente são cimentados, ou seja, absorvem óleo e manchas, e acumulam pó. Para a limpeza, varra a sujeira e então aplique areia sanitária (utilizada para fezes de gatos) no chão, para que o material absorva o óleo. Passe a vassoura mais uma vez, retirando a areia e, então, lave o piso com água limpa.

Como os pisos de concreto são porosos, absorvem manchas rapidamente. Desta forma, o ideal seria aplicar uma impermeabilização, o que facilita a limpeza.

No caso de pisos de concreto do quintal (não-impermeabilizado), recomenda-se retirar toda a sujeira com a vassoura e então lavar o chão com água e multiuso. Clique aqui e conheça a opção da Soin para esse produto.

Dica de limpeza para de base asfáltica

Os pisos de base asfáltica são bem mais fáceis de limpar, mas precisam de atenção. Não utilize água diretamente, afinal o excesso pode penetrar no material e descolar as placas.

Limpe esse tipo de piso com um pano úmido semanalmente – além de água, também aplique desinfetante. Um pouco de amaciante de roupas também ajuda a dar brilho. Mas dispense solventes (querosene e gasolina, por exemplo), produtos agressivos de limpeza e sabões fortes, pois podem danificar a superfície.

Dica de limpeza para lajota e ardósia

Esse tipo de piso necessita de impermeabilização – não utilize verniz ou laca. Assim que secar o impermeabilizante, aplique a cera.

É importante ficar atento também para o acúmulo de cera no chão após algumas aplicações. Para retirar esse excesso de cera velha, utilize um removedor específico, não um produto à base de querosene ou aguarráz.

Sempre lave o chão após a utilização dos removedores, então aplique novamente a cera. Para a limpeza, utilize pano úmido com água e produto multiuso.

Dica de limpeza para ladrilho

Os ladrilhos também necessitam de impermeabilização, afinal são feitos de argila e absorvem as manchas por meio dos poros. Após impermeabilizar, aplique a cera e faça o polimento. Não se esqueça de utilizar o removedor de ceras após algumas aplicações, para retirar o material velho acumulado.

A limpeza também deve ser feita com pano úmido. Em caso de manchas difíceis, utilize uma esponja sintética.



Dicas de organização pessoal?

Blog Ana Afonso