Dicas Soin

Dicas Soin

Ilha da reciclagem

Ilha da reciclagem

Ilha da reciclagem
Fonte: Marcia Bindo, Revista Vida Simples – 07/2010

O projeto holandês Recycled Island consiste em construir uma enorme ilha capaz de abrigar as pessoas que poderão perder suas casas por causa de fenômenos provocados pelas mudanças climáticas.
Imagine juntar todo o plástico que hoje está flutuando sobre as águas do Giro Pacífico Norte (região oceânica que é considerada o maior depósito de lixo do planeta) e usar esses resíduos para construir uma ilha sustentável com as mesmas proporções territoriais de uma cidade como Manaus. Parece loucura? Não para os arquitetos do Whim Arctects, da Holanda, que colocaram a idéia no papel ao pensar na Recycled Island.
O objetivo é formar um território insular flutuante onde existam casas, comércio, lazer e plantações. “Queremos propor um habitat confortável, mas que não precise depender (tanto) de recursos oferecidos por outros países”, diz Ramon Knoester, um dos criadores da idéia, que está em estudos para ser viabilizada. Por enquanto, não passa de uma ilha imaginária cuja matéria-prima continua a boiar e poluir nossos mares.

*Colaboraram: Leandro Sarmatz, Liane Alves, Luciana Loew, Rafael Tonon e Taruna Moa



Dicas de organização pessoal?

Blog Ana Afonso