Dicas Soin

Dicas Soin

Higienizando bichos de pelúcia, cortinas, tapetes e carpetes

Higienizando bichos de pelúcia, cortinas, tapetes e carpetes

Para que a nossa casa tenha mais cores, beleza, conforto é fundamental utilizarmos acessórios como carpetes e tapetes, cortinas e até bichos de pelúcia. Mas é preciso ficar sempre de olho na limpeza desses objetos que enfeitam nosso lar, com isso separamos, abaixo, algumas dicas:

Bichos de pelúcia

É o caso dos bichos de pelúcia, que nossos filhos tanto adoram ficar abraçados. O maior problema desses brinquedos fofos é o acúmulo de ácaros, que prejudicam nossa saúde. Para evitar a proliferação desse micro-organismo, realize o seguinte procedimento a cada 15 dias: adicione um pouco de detergente neutro numa bacia e mexa até criar uma espuma.  Utilize o Detergente Zap Eco, da Soin.

Com uma bucha macia, utilize essa espuma para higienizar a pelúcia, retire com um pano seco o excesso de líquido e deixe o objeto exposto ao sol até secar. Então, leve o bicho de pelúcia ao freezer num saco plástico bem fechado por 24 horas – isso elimina os ácaros que ainda restarem.

Utilize, também, desumidificadores por toda a casa, como o Evita Mofo Secar Premium, da Soin, que ajuda a eliminar a umidade da casa e contribui para a prevenção do surgimento destes microorganismos.

Cortinas

O pó e a poluição infelizmente estão presentes em nossa casa e, se não prestarmos atenção, as cortinas claras acabam ficando marrom ou cinza.Para o caso de cortinas de tecido, é preciso limpá-las a cada 15 dias utilizando um aspirador de pó. Além disso, o ideal é lavá-las duas vezes ao ano, da seguinte forma: coloque o tecido de molho por um dia e troque a água três vezes (sendo a primeira vez após 20 minutos de molho, para retirar o excesso da sujeira). Lave a cortina na máquina no dia seguinte na opção “peças delicadas” ou algo correspondente. Deixe secar à sombra.

Se sua casa tiver persianas, utilize um espanador, no lugar do aspirador, e contrate uma empresa especializada a cada dois anos para fazer a lavagem. Para as cortinas de fibra natural, é recomendável fazer a limpeza apenas com o aspirador.

Carpetes e tapetes

Os carpetes e tapetes também são melhores higienizados por meio da aspiração. No caso dos carpetes, faça a limpeza semanalmente, mas aumente a frequência em áreas de muito tráfego – isso porque o acúmulo de sujeira em contato com os calçados destrói as fibras do material. Existem produtos, como o Limpa Estofados e Carpetes Zap Clean da Soin, que renovam justamente essas fibras, aumentando a vida útil dos carpetes, reavivando suas cores e deixando o ambiente perfumado.

No caso de tapetes, é recomendável uma limpeza diária, também por meio do aspirador de pó.

Acidentes acontecem e é preciso agir imediatamente. No caso de líquido derramado, retire o excesso (sem esfregar) com pano ou esponja; se for algo sólido, pegue a sujeira com uma colher. Para eliminar a mancha, esfregue suavemente um pano limpo umedecido com água e um pouco de Detergente Zap Eco – repita esse procedimento quantas vezes for necessário, mesmo que seja preciso trocar diversos panos. Após a limpeza, use uma escova para colocar os pêlos do tapete na posição original.



Dicas de organização pessoal?

Blog Ana Afonso