Dicas Soin

Dicas Soin

Dicas para limpeza de calçados

Dicas para limpeza de calçados

Apesar de sempre estarem no chão, os calçados são peças fundamentais da vestimenta e qualquer detalhe pode chamar a atenção, seja ele uma sujeira ou um belo brilho.

É por meio dos sapatos que muitos homens demonstram seu poder aquisitivo ou personalidade. E, para muitas mulheres, quanto mais pares no guarda-roupa, melhor.

Mas, para uma maior durabilidade, os calçados exigem muito cuidado tanto em sua conservação, quanto em sua higiene e armazenamento. E detalhes podem fazer a diferença.

Por exemplo: apesar de ser comum a preferência por um ou outro modelo da coleção, sempre alterne o uso de seus calçados, sejam eles sapatos, tênis ou sandálias. Lembre-se de que eles precisam “respirar” e o uso em excesso acaba propiciando o surgimento de bactérias que causam o mau cheiro.

Há diversos produtos muito úteis na eliminação dos chulés, mas a solução mais eficiente é o Desodorizador de Calçados Zap Clean, da Soin. Mas é sempre importante ficar de olho na higiene da parte interna tanto quanto da parte externa dos calçados.

A limpeza regular, estando os calçados em uso ou não, também é importante.

Sapatos de couro

Calçados de couro exigem um tratamento cuidadoso. Caso a sujeira seja apenas pó, um pano seco e uma escovada simples podem ser suficientes. Se tiver barro, retire primeiro o excesso com uma faca cega e depois utilize uma esponja úmida e um pano seco – mas nunca esfregue, pois isso danifica o couro.

Após a superfície limpa, faça o polimento, utilizando os produtos próprios para o tratamento do couro. O Brilho Prático Zap Clean, por exemplo, é uma esponja com silicone que dá brilho e pode ser utilizado em todas as cores de couro.

Tênis e sandálias

Assim como acontece com os sapatos, nunca mergulhe os tênis num balde com água, nem utilize a máquina de lavar, pois isso danifica o calçado.

A limpeza deve ser feita com água corrente, manualmente, com sabão neutro e escova com cerdas macias. Jamais utilize produtos agressivos como a água sanitária e não deixe resíduos de sabão no tênis, pois, depois de secos, amarelam o tecido.

Para secar, deixe o calçado na sombra, nunca exposto ao sol – pois este causa alteração das cores originais.

Há, também, produtos que facilitam a limpeza do dia a dia, como o Limpa Tênis Zap Clean, que utiliza uma espuma ativa para remover a sujeira do calçado, como o barro e a gordura. Ele também pode ser utilizado em diversos tipos de calçados, inclusive em sapatos de couro.

Esse produto  pode ser usado para remover os resíduos que aparecem na base das sandálias – resultado da mistura de poeira e suor. Remova essas sujeiras antes de guardar o calçado.

Como secar

A secagem de calçados deve ser feita sempre à sombra e em local arejado. Em caso de excesso de água, coloque jornal ou papel de grande absorção dentro dos calçados, para facilitar o processo.

Mas jamais coloque tênis ou sapatos atrás da geladeira, em estufas ou próximo de fogo, pois o aumento rápido da temperatura prejudica o material.

Como guardar

Sempre limpe os calçados antes de guardá-los. Caso você já saiba que ele vá ficar um bom tempo sem uso, coloque em um ambiente com o Evita Mofo Secar para evitar mofo e umidade.

Não utilize as caixas originais para guardá-los – dê preferência a sacos de flanela, separados por pares. Também não faça pilhas de sapatos ou tênis.

Com essas dicas, seus calçados vão durar mais e sempre com cara de novo.



Dicas de organização pessoal?

Blog Ana Afonso