Dicas Soin

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Como orientar sua empregada doméstica

Como orientar sua empregada doméstica

Para que o trabalho de sua empregada doméstica seja eficiente, você, como patroa, precisa manter um bom relacionamento – o que envolve comunicação, orientação e treinamento.

A funcionária não deve sentir medo de perguntar, de tirar dúvidas e até de errar. Ao dar orientações, seja atenciosa e demonstre respeito e carinho. Lembre-se que elas não lêem pensamento, portanto os erros acontecem e nem sempre as funcionárias sabem a preferência de trabalho de suas patroas.

Uma estratégia que costuma funcionar, principalmente no caso de novas funcionárias, é colar pequenos adesivos para identificar gavetas, armário e caixas. Isso facilita a identificação e memorização, e até os familiares são beneficiados. As etiquetas podem ficar nos cantos e nas laterais, caso você se incomode com o visual. Além disso, esse pode ser um recurso temporário.

Obviamente, é a dona da casa quem estabelece prioridades, atividades e a forma de execução, mas também pode ser interessante dar certa autonomia à empregada doméstica. Lembre-se que a liberdade fomenta motivação e ela pode ter outros conhecimentos e ideias que podem contribuir para a limpeza e para a organização da casa. Mas a última palavra é sua.

E não há motivação maior do que um elogio. Agradeça diretamente e faça comentários positivos sobre seu trabalho para outro funcionário ou integrante da família. Todos ficam orgulhosos de ter seu trabalho reconhecido. Lembre-se, também, que as empregadas domésticas têm suas próprias vidas pessoais e dificuldades, portanto esteja disponível para um bate papo, uma conversa informal, caso ela esteja passando por algum problema. Você não precisa ser amiga íntima da funcionária, mas é importante criar uma relação interpessoal.

A melhor forma de tornar eficiente o trabalho doméstico é criar uma lista de tarefas, com orientações e avisos. Anote tudo o que for importante, como os produtos corretos a serem utilizados, qual a periodicidade, qual atividade tem prioridade. Um checklist, mesmo, que facilita o controle e permite uma organização. Lembre-se de fazer orientações e dar um feedback, uma resposta sobre o que está certo ou não. Clique aqui para baixar uma sugestão de checklist de tarefas.

 



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Blog Ana Afonso