Dicas Soin

Dicas Soin

Como funcionam os detergentes biodegradáveis?

Como funcionam os detergentes biodegradáveis?

Como funcionam os detergentes biodegradáveis?
Fonte: Revista CHC | Edição 214
Frederico Kronemberger
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE)
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Entenda por que esses produtos são menos poluentes do que os tradicionais!
Como funcionam os detergentes biodegradáveis?

Quando uma panela está engordurada, o que fazemos para limpá-la? Lavar apenas com água não dá resultado. Precisamos usar um detergente ou sabão. O detergente é bastante eficaz nesse tipo de limpeza porque tanto se liga à água quanto ao óleo. Assim, ele consegue misturar o óleo na água, removendo a gordura e limpando a nossa louça!

Mas para onde vai esse mistura depois da limpeza? Se não for para alguma estação de tratamento de água, ela vai diretamente para os rios. É o detergente da sua cozinha pode causar graves danos à natureza. Em contato com a água, ele forma uma espuma que impede a passagem do oxigênio que os peixes e outros animais usam para respirar! Mas será que tem como limpar a panela sem prejudicar o meio ambiente? A solução é usar um detergente que seja biodegradável.

As substâncias biodegradáveis são aquelas que as bactérias e microrganismos conseguem comer e, assim, decompor. Depois do trabalho feito pelos micro-organismos, as moléculas que compõem o detergente biodegradável não representam perigo para a natureza, deixam de ser tóxicas e não formam mais espuma.

Para proteger o meio ambiente, é muito importante verificar se o detergente – assim como o sabão e até mesmo o xampu que você usa – é biodegradável! Saiba que  produtos assim são menos poluentes e não custam mais caro por isso.

Conheça o Detergente Zap Eco!



Dicas de organização pessoal?

Blog Ana Afonso