Dicas Soin

Dicas Soin

Como é feita a limpeza de uma fachada?

Como é feita a limpeza de uma fachada?

Com a limpeza de fachada é possível evitar a deterioração da construção, melhorar a imagem do patrimônio e agregar valor ao imóvel. Se você está pensando em contratar esse serviço, saiba antes todos os detalhes que envolvem a lavagem de fachada de imóveis residenciais e empresariais.

Esse é um tipo de trabalho que requer mão de obra e equipamentos profissionais, por isso é fundamental contar com uma empresa especializada. Ela estará preparada para analisar a sua necessidade e oferecer uma solução que alie eficiência e economia.

Para definir qual a técnica e quais os materiais que devem ser utilizados no serviço, é preciso considerar uma série de fatores:

  • tipo de revestimento da construção (cerâmica, vidro, pastilha, textura, etc.)
  • grau de sujeira
  • altura do prédio
  • acessibilidade

Como é feita a lavagem da fachada?

Normalmente a lavagem é realizada com brochas ou escovas específicas, detergentes e com hidrojateamento. Se a fachada for de vidro, por exemplo, pode ainda receber o acabamento de secagem com rodo.

Na hora de escolher os produtos químicos para a limpeza, deve ser considerado o tipo de revestimento e o grau de sujeira. A intenção é proporcionar eficiência sem danificar a superfície. Especialistas comentam que o uso do cloro não é recomendado para a lavagem, pois a sua ação principal é a de descolorir os contaminantes. Como o produto contém soda em sua solução, pode danificar qualquer tipo de superfície.

As máquinas de hidrojateamento de alta pressão facilitam a remoção de sujidade em construções com acabamento de tijolo à vista, concreto e azulejos. Além de tornar o serviço mais rápido, também oferece economia de 80% em comparação às mangueiras convencionais.

A altura do prédio importa!

A altura da construção influencia na técnica de limpeza e, consequentemente, no orçamento. Para edificações com até nove metros de altura, o profissional pode realizar o serviço estando no solo, utilizando cabos extensores com escovas e rodos acoplados na ponta.

Já para prédios com mais de nove metros de altura, é necessário o uso de andaimes ou de equipamentos de rapel (alpinismo industrial). A escolha da técnica depende do acesso à construção, pois muitas vezes não é possível instalar andaimes.

Nesse último caso, é imprescindível que a empresa conte com a devida autorização para executar o serviço e cumpra com todas as normas de segurança da NR35, a que regulamenta o trabalho em altura. A norma estabelece, dentre outros pontos, o uso de equipamentos de proteção individual e a delimitação da área onde será feito o serviço.

Quando limpar a fachada?

A periodicidade da limpeza de fachada depende do tipo de revestimento e do ambiente em que o prédio está construído, ou seja, se existe muita poluição, a lavagem deve ser feita mais periodicamente. No entanto, os especialistas recomendam a lavagem de fachada a cada quatro anos, lembrando ainda que essa frequência contribui também para a economia, já que no próximo serviço a fachada estará em melhores condições.

Autor: Limpeza.com


Dicas de organização pessoal?

Blog Ana Afonso