Dicas Soin

Dicas Soin

Com a chegada da primavera saiba como guardar bem as roupas de inverno

Com a chegada da primavera saiba como guardar bem as roupas de inverno

Finalmente o friozinho do inverno começa a dar lugar às flores dos dias quentes da primavera. Isso também significa mudanças no guarda-roupas de toda a família: entram as bermudas, camisetas e roupas leves e saem as calças, blusas e demais vestimentas pesadas.

E é aqui que um detalhe pode fazer toda a diferença, afinal são necessários alguns cuidados para que as roupas de inverno fiquem conservadas enquanto estão guardadas.

A primeira coisa a se fazer é lavar as peças antes de guardá-las, pois mesmo o menor resíduo de sujeira pode causar o aparecimento dos fungos que causam o mofo. E a regra não se limita a roupas, mas também a cobertores e edredons.

Para evitar a deformação, pendure os casacos de couro em cabides de plástico ou madeira largos. É recomendável, também, que os casacos de couro sejam levados em uma lavanderia especializada de seis em seis meses para ser higienizado e hidratado.

No caso de malhas ou casacos pesados, guarde-os dobrados ao invés de usar os cabides, evitando, assim, a deformação causada pelo peso.

A deformação também costuma agredir os calçados que não são usados freqüentemente. Para evitar esse problema, coloque papel de jornal dentro dos sapatos, botas etc. antes de guardá-los. Engraxe-os para não ressecar o tecido.

As roupas, cobertores e edredons não devem ser guardados dentro de sacos plásticos – pois estes retêm umidade e propiciam o surgimento do mofo. Uma opção é utilizar os sacos TNT escuro, que evitam a degradação do corante com a incidência de luz e que permitem o “respiro” das roupas. Outra alternativa é a embalagem a vácuo, que reduz o espaço utilizado no armário e ainda protege os tecidos contra os microorganismos.

É recomendável que o enxoval e as roupas guardadas há muito tempo sejam lavadas temporariamente para manter o armário ou guarda-roupas sempre limpos.

Utilize também produtos desumidificadores, como o Evita Mofo Secar Premium, da Soin, que ajuda a evitar o surgimento do bolor absorvendo a umidade do ambiente.

 



Dicas de organização pessoal?

Blog Ana Afonso