Dicas Soin

Dicas Soin

Alergia respiratória: Como limpar a casa de forma correta, evitando as crises

Alergia respiratória: Como limpar a casa de forma correta, evitando as crises

Com a chegada da primavera, alguns cuidados especiais devem ser tomados, pois esta é a estação onde os polens das flores ficam no ar, ocasionando muitos processos alérgicos.

Para evitar que crises alérgicas sejam desencadeadas, principalmente com a chegada da primavera, devido ao pólen das flores, alguns cuidados com a limpeza e manutenção da casa devem ser tomados. A consultora em organização, Heloisa Sundfeld, sócia-diretora da Help Personal Assistant, explica alguns procedimentos que podem ser adotados, para evitar o acumulo de poeira e facilitar a limpeza.

Sala:

Dê preferência a couro natural ou sintético para forração dos estofados, caso sejam de tecido use sobre eles mantas decorativas que protegem os móveis e podem ser lavadas toda semana.

Ao comprar almofadas, escolha sempre as com capa removível, pois possibilita sua lavagem semanal.

Abolir o carpete é a melhor solução e, se possível, também evite tapetes, mas se faz questão de tê-los, dê preferência aos não muito grandes, de tamanho médio, que possam ser lavados pelo menos três vezes ao ano.

Aspirar os estofados todos os dias e passar um pano umedecido em uma solução de água e vinagre, uma vez por semana.

Quarto do casal:

·         Use sobre o colchão um protetor impermeabilizado que deve ser trocado e lavado no mínimo à cada 15 dias.

·         Nos travesseiros deve ser usada uma capa que tenha a parte interna impermeabilizada e fechada por zíper. Essa capa deve ser trocada e lavada toda semana.

·         O colchão deve ser virado toda semana, e aspirado, assim como o estrado. Os colchões que não podem ser virados devem ser simplesmente aspirados.

·         No caso de haver ar condicionado, seu filtro deve ser limpo uma vez por mês.

·         Se existe ventilador de teto, suas pás devem ser limpas com pano úmido todos os dias, para que não acumule poeira.

·         Se possível evite ter cortinas, mas se não houver outro jeito, opte pelas feitas de tecidos leves e lave-as à cada 15 dias. Se fizer opção por persiana ela deverá ser limpa com pano úmido um dia sim outro não.

Quarto do bebê:

·         O piso do quarto deve ser de madeira ou laminado, jamais use carpete. Atualmente existem materiais específicos para o quarto do bebê.

·         Bichos de pelúcia são bonitos e compõem a decoração, mas acumulam muito pó, por isso evite-os! Se realmente fizer questão de tê-los, lembre-se, eles devem ser de material que possa ser lavado à cada 15 dias.

·         Os móveis devem ser de linhas retas, para que não existam locais para que o pó se acumule.

·         Os protetores de berço devem ser de tecidos laváveis e, de preferência, antialérgicos.

·         Quanto menos objetos ficarem expostos no quarto, menos locais para acumular poeira.

Cozinha:

Embaixo da pia é um local que muitas vezes tem um maior acumulo de umidade, facilitando a proliferação de bactérias e criando um odor desagradável. Sugiro colocar produtos industrializados que absorvam a umidade (a venda em supermercados) ou giz escolar, que tem a mesma finalidade e é mais barato.

Sempre que possível deixe as janelas e portas abertas para que o ar circule.

Para limpar o micro-ondas, coloque uma vasilha com água e 3 rodelas de laranja ou limão, deixe ferver de 3 a 4 minutos. Irá criar um vapor, então passe um pano limpo e seco por dentro e ele ficará limpo e cheiroso.

Banheiro e lavanderia

·         Nunca acumule roupa suja e jamais deixe qualquer peça úmida, pois são fonte de ácaros.

·         Deixe as janelas e portas abertas sempre após o banho, desse modo, o vapor se dissipará, evitando que apareçam manchas escuras no teto e o cheiro de umidade.

·         Coloque no gabinete da pia produtos que absorvam a umidade.

·         Procure usar produtos de higiene com pouco perfume e dê preferências aos neutros.

Algumas dicas gerais:

·         Evite produtos de limpeza muito perfumados e aromatizadores de ambientes.

·         Dê preferência a produtos naturais tais como bicarbonato, vinagre branco e outros, no momento da limpeza.

·         Se possível chame uma empresa especializada em lavar e retirar ácaros dos colchões e travesseiros pelo menos uma vez ao ano.

Fonte: Plena Mulher



Dicas de organização pessoal?

Blog Ana Afonso